(48) 98821-5097
 contato@psico-online.psc.br

Blog

Crise e Autoconhecimento


Como uma prática de vida integral pode nos ajudar no enfrentamento de crises 

Um dos muitos conceitos de inteligência representa a capacidade de adaptação a novas situações. Desta maneira, fica evidente como uma crise pode refletir numa oportunidade de desenvolvimento em diversos campos. Porém, muitas vezes nos sentimos estagnados perante uma avalanche de acontecimentos, e algumas vezes podemos desenvolver algum tipo de apatia, assim como uma sensação de que não vamos conseguir reagir.

O sentimento que predomina quando este tipo de situação chega a nos bloquear é o medo. Podemos dizer que existem duas respostas básicas ao medo: a fuga ou a luta. A fuga se dá no sentido da paralisação, do não enfrentamento, mas também se dá através da negação da própria responsabilidade perante esta suposta crise. A psicanálise explica que alguns discursos de ódio, que aparentemente demonstram o enfrentamento de possíveis condições opressoras, refletem na verdade o processo de negação da própria responsabilidade sobre esta mesma situação, ou seja, na verdade estes posicionamentos extremos representam a própria fuga enquanto permanecem presos a um discurso de ódio, porém não são suficientes para gerar uma ação.

Assim, a responsabilização permanece inconsciente, mas também fica sombreada toda a capacidade de ação responsável no sentido do enfrentamento da situação a partir do desenvolvimento de novos recursos. Como se diz, não existe crescimento dentro da zona de conforto. Neste momento, faz-se necessária uma avaliação profunda de quais aspectos pessoais estão implicados dentro deste contexto chamado crise. Para que se possa realizar uma honesta análise de consciência, e perceber em que sentido se pode realizar uma vida em equilíbrio, a princípio consigo mesmo, com o meio ambiente e com a sociedade?

A verdadeira luta em relação a esta chamada crise se dá a partir do aspecto individual, por meio da aquisição de níveis mais altos de consciência e do estabelecimento de comportamentos responsáveis no sentindo do real enfrentamento deste contexto. Ampliando-se para o aspecto coletivo, com o surgimento de modelos culturais e sistêmicos na direção de uma inovação voltada para a sustentabilidade e de uma mobilização social que implique numa real luta por direitos.

Contudo, em algum momento precisaremos parar para refletir: Qual significado e sentido podemos tirar desta crise em que vivemos?  Um fato, que está no centro da agenda política e econômica de todos os países, é que o nosso modelo de desenvolvimento está chegando a um esgotamento e consequentemente a um colapso.

Este fato demanda imediatamente atitudes e ações mais sustentáveis em todos os âmbitos da vida, e talvez este seja o sentido de oportunidade que esta crise nos oferece. Assim, para iniciarmos o enfrentamento de uma crise externa, precisamos começar procurando dentro de nós as respostas para esta adequação aos novos tempos.

Devemos perceber que a mudança externa, partirá de dentro de cada um de nós. Por isso, o autoconhecimento é fundamental no reconhecimento dos recursos que servirão como as ferramentas de desenvolvimento pessoal, no sentido do enfrentamento de qualquer situação de crise.

Existe um ditado que diz: "ostra estável não produz pérolas". É a partir da oscilação do mar que um grão de areia se adentra no interior da concha de uma ostra e vai sendo friccionado até se tornar uma pérola. O significado desta metáfora é que o brilho pessoal advém do que se faz a partir do sofrimento inevitável. Enquanto o meio está estável, estaremos na zona de conforto e não precisaremos desenvolver os recursos que nos farão brilhar.

A prática de vida integral proposta pelo filósofo contemporâneo Ken Wilber, procura aplicar um modelo de desenvolvimento da consciência, através da elaboração de novos padrões de ações e atitudes equilibradas com seu propósito de vida. A partir disto, busca-se gerar um campo de mudanças no universo cultural, por meio da família, amigos e comunidade. Para então, em um nível sistêmico, gerar impacto sustentável através do trabalho e da mobilização social.




Psico-Online

Atendimento: Fábio Lessa Peres

CRP 12/08899

Mentor Jung na Prática
© Psico-online 2019.
Todos os direitos reservados.